08 maio 2005

Mãe

A Micha me fez um convite que acabei encarando como desafio: participar do post comunitário com o tema MÃE.
Digo desafio porque sempre evito falar no assunto pois a perda da minha mãe, apesar de não ser nada recente, foi um baque tão forte que o simples fato de lembrar me traz muita tristeza e saudade.
Minha mãe foi um exemplo de mulher. Forte, decidida, dedicada e perseverante. Uma mulher com coragem de sair do interior de São Paulo e ir para Brasília estudar e tentar uma vida com mais perspectivas. Uma mulher que se apaixonou e que, mesmo grávida, não desistiu dos seus objetivos e continuou estudando e trabalhando. Uma mulher que adorava ensinar História. Uma mulher que era tão amada por seus alunos que todos os dias chegava em casa rodeada por eles, na maior algazarra... eu me lembro como se ela estivesse chegando do trabalho agora... acho que eu tinha um pouco de ciúme daqueles alunos que acabavam passando mais tempo com ela do que eu.
Mesmo com três filhos pequenos, ela batalhou e fez faculdade, se formando em História, matéria que ela adorava. Até hoje me lembro do meu pai colocar a gente no carro e irmos buscá-la na faculdade. Lá havia um parquinho onde nos divertíamos pra valer enquanto esperávamos. Também me lembro do cachorro-quente que comíamos, nunca mais achei igual. Era um cachorro-quente perfeito, com um molho delicioso e nada destas tranqueiras que jogam em cima hoje em dia...
Minha mãe trabalhava o dia inteiro, cuidava da casa e de três filhos e ainda arranjava tempo para fazer delícias na cozinha. Me lembro dos armários cheios de latas recheadas de biscoitos, bolos e rosquinhas. Lembro da torta de frango, do purê de batata, do pãozinho recheado de carne moída, do bolinho de soja, do pudim de pão...
Me lembro da minha mãe me ensinando crochê, tricô e bordado... da casa cheia de toalhas de crochê. Lembro da casa sempre limpinha e do cheiro de comida gostosa...
Às vezes me pergunto como ela conseguia fazer tanto com um dia de apenas 24 horas... e fico imaginando se um dia serei tão boa mãe quanto ela foi.

Parabéns a todas as mães e futuras mães.

Leia os textos com o mesmo tema de: Dani, Gabi, Lulu, Flávia, Pati, Kazinha, Júnio, Chris, Tati, Ericka, Regiane, Krika, Dita, Wanessa, Musa, José Viana, Michelle, Graci, Rafaela, Canceriana, Rosana e Mirza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário