24 maio 2006

Férias em New York - O World Trade Center

O World Trade Center era um complexo composto por 7 prédios, dos quais, os mais famosos eram as chamadas Torres Gêmeas, cada uma com 110 andares e onde trabalhavam cerca de 50000 pessoas.
As Torres Gêmeas é que foram atingidas pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Porém, não foram apenas estes dois prédios que foram destruídos. Todos os 7 prédios vieram abaixo, sem falar nos outros que não faziam parte do complexo.

New York - Local onde ficavam as Torres Gêmeas do World Trade Center


Visitar o local onde ficava o World Trade Center deixa qualquer um emocionado. Nós fomos de metrô e saímos na estação World Trade Center que ficava bem embaixo do complexo e que havia sido totalmente destruída e que já foi reconstruída. É uma estação enorme e muito cheia de gente. Eu não pude deixar de imaginar quantas pessoas estariam ali durante o ataque. A estação tem vários desenhos de crianças homenageando as vítimas.
Aliás, a cidade possui várias homenagem às vítimas. Uma delas é a escultura chamada "The Sphere" que ficava na praça central do World Trade Center simbolizando a Paz Mundial e que foi danificada no ataque. Ela foi removida para o Battery Park, onde é possível pegar as barcas que nos levam à ilha da Estátua da Liberdade.

New York - Escultura que ficava no World Trade Center e que foi parcialmente destruída no ataque de 11 de setembro de 2001New York - Placa que fala sobre a escultura que ficava no World Trade Center e que foi parcialmente destruída no ataque de 11 de setembro de 2001. Clique para ler.New York - Escultura que ficava no World Trade Center e que foi parcialmente destruída no ataque de 11 de setembro de 2001


Outra homenagem é a chamada "Tiles for America" que fica em frente ao Saint Vicent's Hospital, para onde foram levados milhares de sobreviventes. Lorrie Veasey, uma artista que possui uma loja que vende produtos de cerâmica na 11th street, perto do hospital, começou o que ela pensava ser uma inspiração para a recuperação das vítimas. Ela fez aproximadamente 5000 anjos e bandeiras americanas que ela e alguns amigos colocaram nas grades do hospital. Hoje em dia, estão expostas obras de várias pessoas do mundo inteiro.

New York - Em memória aos mortos no ataque ao World Trade CenterNew York - Em memória aos mortos no ataque ao World Trade CenterNew York - Em memória aos mortos no ataque ao World Trade Center


A mulher que foi nos buscar no aeroporto (o trabalho dela é este, levar os turistas para os lugares onde eles querem) nos contou que ela havia buscado 5 turistas no aeroporto e que os estava levando para o hotel quando houve o ataque. Ela disse que deu para ver tudo e que, por causa do trânsito ruim, ela parou em um restaurante e ficou com eles lá esperando as coisas melhorarem para continuar o caminho até o hotel. Quando ela se deu conta da gravidade do que havia acontecido e de que não haveria jeito de chegar até hotel nenhum, ela levou os 5 turistas para casa e os hospedou lá. Ela não podia simplesmente largá-los na rua.
O World Trade Center já está sendo reconstruído. A estação do metrô e um dos prédios menores já estão prontos. Pelo que entendi vai ser tudo reconstruído igualzinho era antes. Muito legal, né?
Nova Iorque ainda está se recuparando do choque do ataque. As revistas continuam rigorosas nos aeroportos e nos locais que eles julgam passíveis de ataques terroristas, o que pode parecer meio desconfortável para os turistas, mas perfeitamente compreensível. Imaginem se tivessem nos atacado? Não faríamos o mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário