20 setembro 2006

Ouro Preto

Tem muito tempo que eu prometi estas fotos, mas uma preguiça imensa me abateu. :-)
É que dá um pouco de trabalho colocá-las assim e eu queria fazer um filme para colocar aqui, com fundo musical e tudo, igual a este que a Andrea Paccini fez. Acho que seria mais fácil tanto de fazer, quanto de assistir. Mas como ainda não foi possível, vai assim mesmo.
Fomos à Ouro Preto em maio deste ano. Fomos meio sem saber direito o que fazer. Quando chegamos lá um rapaz se ofereceu como guia. À princípio ficamos meio receiosos, mas ficamos com pena dele e o contratamos. Foram 20 reais para ele ficar o dia inteiro com a gente. Não achei caro e ele sabia tudo sobre cada lugar e nos levou a lugares bem interessantes, como o restaurante Deguste, que funciona onde antigamente era uma senzala. Eles mantiveram as paredes e o teto, então dá pra ver direitinho como era.
Também fomos à uma antiga mina de ouro. Entramos e eu me senti uma sardinha na lata, de tão apertado que era. Eu fui quase até o final mas o Sandro não conseguiu ir até lá, por causa da sua altura. Tinha mais um trechinho onde as crianças trabalhavam que só dava para entrar se arrastando no chão e com muita coragem... eu já estava me sentindo mal e com vontade de sair correndo dali.
As crianças à partir de 6 anos já trabalhavam e com vinte e poucos anos já estavam completamente cegas e surdas, por causa do trabalho nas minas. Os escravos que valiam mais eram os de menor estatura e que soubessem cavar e manusear bem os explosivos. Nesta mina em que fomos tinha um buraco de um tamanho considerável na parede que os escravos tinham que encher de ouro, todos os dias. Se não conseguissem atingir a quantidade estabelecida, ficavam sem a sopa da noite, a única refeição do dia. Também tinha um cantinho lá no fundo, onde os desobedientes ficavam de castigo. Um lugar muito apertado! As escravas de reprodução eram obrigadas a ter um filho atrás do outro. Nós brancos ficaremos devendo desculpas eternamente pelo que fizemos aos negros. Quanta maldade!
Tem muitas igrejas em Ouro Preto. Cada uma com sua história... foi muita informação e não consegui guardar tudo. :-) A única que guardei, porque foi a que mais chamou a atenção, foi a da igreja dos escravos, construídas por eles porque eles eram proibidos de frequentar as demais.
Também vimos a casa da Marília e do Dirceu! Quando eu era criança, li a história de Marília e de Dirceu e fiquei louca para conhecer Ouro Preto. Vocês sabiam que a história é verdadeira?! Tomaz Antônio Gonzaga e Maria Joaquina Dorotéia de Seixas eram apaixonados, mas a família dela não via o namoro com bons olhos. Então, ele começou a escrever versos e a distribuir na cidade. Desta forma eles acabavam chegando a ela. Estes versos falavam do amor de Dirceu e de Marília, que ninguém sabia quem eram, somente os dois. Era a única maneira de entrar em contato com Maria Joaquina. Apesar das dificuldades, eles ficaram noivos e estavam apenas aguardando a licença para se casar quando ele foi denunciado e preso por participar da Inconfidência Mineira e teve que ir viver em Moçambique, sua terra natal. Ele se casou por lá, mas ela morreu solteira e apaixonada por ele. Homens! :-/
Bom, eu poderia contar muito mais, mas este post já está enorme e sei que pouquíssimas pessoas terão paciência de lê-lo até o final, então fico por aqui.
Se você quiser ler alguns versos de Marília de Dirceu, é possível baixar neste endereço.
Se você quiser saber mais, muitas fotos estão bem detalhadas. É só clicar em cima delas.

Ouro Preto - N.Sra. das Mercês e Misericórdia (Mercês de Cima) Ouro Preto - São Francisco de Assis Ouro Preto - Restaurante Deguste, estabelecido em uma antiga senzala do século XVIII Ouro Preto -  Igreja de N. Sra. do Carmo Ouro Preto - detalhe da entrada da Igreja de N. Sra. do Carmo Ouro Preto - detalhe do relógio da Igreja de N. Sra. do Carmo
Ouro Preto - Fundos da Igreja de N. Sra. do Carmo Ouro Preto - Cruz que fica atrás da Igreja de N. Sra. do Carmo Ouro Preto - Sino da Igreja de N. Sra. do Carmo Ouro Preto - nosso guia. Você acredita que um dia inteiro passeando com a gente e nos contando a história da cidade e de cada lugar nos custou apenas 20 reais?! Ouro Preto Ouro Preto
Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto
Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto
Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto
Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto
Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto
Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto
Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto Ouro Preto - Mina de ouro Ouro Preto - Mina de ouro Ouro Preto - Mina de ouro

Para ver em forma de slide, clique aqui.

9 comentários:

  1. Ainda estou em micro férias, passando pra te ver, te ler e admirar essas fotos muito legais, além de deixar
    beijosssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Lindas fotos, Chris. Adoro esse tipo de passeio histórico, deve ter sido bem legal e diferente. Só não sei é se eu ia entrar nas minas... parecem mesmo tão estreitas! Fico sufocada só de ver. rs...

    Ahhh... sabe as flores? Pois é, elas ficam num xaxim, que por sua vez fica pendurado numa árvore no jardim. É bom molhar de vez em quando, e não deixar que pegue sol diretamente. Assim, nascem mais folhinhas novas.
    As dicas são da minha mãe, a dona das flores. :-)

    Beijocas, Chris!

    ResponderExcluir
  3. Que fotos maravilhosas!!! Morro de vontade de conhecer lá, preciso me organizar para isso ;o)

    beijos, querida

    MM

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a maioria das fotos. E o céu azul ajuda, não é? Ainda mais num lugar tão pitoresco com Ouro Preto.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris, as fotos são lindas! Eu sou de Belo Horizonte e nunca fui à Ouro Preto. Dá pra acreditar? rs
    Agora que moro em outro Estado ficará mais difícil ainda. rs

    Li a história do elevedor. Que sufoco hein? Tomara que essa gorda resolva fazer dieta agora!

    Beijocass

    ResponderExcluir
  6. eu já fui a ouro preto e amei..tem uns 4 anos..agora quero ir com meu amor lá..fiquie apaixonada pela cidade.

    beijosssssss

    ResponderExcluir
  7. Bom fim de semana, querida, aproveite bem a chegada da primavera ;o)

    beijos

    MM

    ResponderExcluir
  8. São lindas as fotos, Chris ! Parabéns !

    ResponderExcluir
  9. Chris,
    que legal esse seu template !!!
    Agora é que fui notar que a cada visita aqui,a foto de cima muda ! Bacanérrimo !
    Nunca tinha visto !
    Vai ganhar o troféu de template mais legal de todos ! E como você fotografa bem !
    Tem ótimo senso de composição, de luz e uma visão original e generosa do mundo.

    BeiJôkas

    ResponderExcluir