30 outubro 2006

Controladores de tráfego aéreo

Vocês devem ter visto nos jornais deste fim de semana a confusão que estava nos aeroportos do Brasil, com o atraso dos vôos.
O que aconteceu foi um tipo de manifestação dos controladores de tráfego aéreo, uma forma de tentar chamar a atenção para um problema gravíssimo que precisa de medidas urgentes.
Pela legislação que regulamenta a profissão deles, cada controlador deve estar trabalhando com no máximo 14 aviões de cada vez. Eles se queixam que trabalham em média com 20 e até mais e que esta situação está ainda pior depois do afastamento dos oito controladores que estavam trabalhando no dia do acidente com o avião da GOL.
Vocês percebem a gravidade desta situação? Como as vidas dos passageiros está sendo arriscada?
Para mim esta "greve branca", como disseram, provou claramente que o acidente com o avião da gol foi mesmo erro do controle aéreo.
Estas pessoas que têm a responsabilidade de ter tantas vidas em suas mãos deveriam ter excelentes condições de trabalho e ótimos salários. Ao invés disso, eles vivem com sobrecarga de trabalho, os intervalos entre suas jornadas de trabalho não são respeitados, ganham entre R$1500,00 e R$3300,00 e vocês não vão acreditar no valor do vale refeição que eles recebem. R$3,90! Isso mesmo. R$3,90. Em que lugar uma pessoa consegue almoçar com este valor?
Talvez este seja o valor que dão às nossas vidas!

Leia mais:
- Como funciona o controle do tráfego aéreo.
- Cresce suspeita de erro da torre no acidente da gol.
- Waldir Pires faz apelo a controladores depois de reunião de emergência sobre controle de vôos.
- Passageira relata noite de terror no aeroporto de Brasília.
- Confusão nos aeroportos continua e passageiros invadem guichês.
Controle autorizou 37 mil pés.

10 comentários:

  1. Realmente tem empregos que eles não dão nenhuma condição decente das pessoas trabalharem, e o resultado foi vidas inocentes.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Chris

    É uma profissão muito extressante realmente, e o salário não motiva. eles vão por amor mesmo.

    1 cheiro

    ResponderExcluir
  3. Esse assunto sempre dá pano pra manga, Chris, principalmente quando as pessoas desconhecem os detalhes. Há três tipos de Contorle Aéreo (ATC - Áreas de Controle de Tráfego Aéreo). 1) Os Centros de Controle (São cinco Centros no Brasil que controlam as aerovias - serviço relativamente simples), 2) as APP (Controle de Aproximação dentro das Áreas Terminais) e 3) as ATZ, que são as Torres de Aeroporto. Essa regra de 14 aeronaves deve ser para as APP, onde os controladores vão ordenando as aeronaves no espaço de forma a que possam pousar numa separação adequada e o mesmo para as que estão decolando. Nas aerovias o controle é muito mais simples. Não foi culpa dos controladores dos Centros o fato do Legacy estar no nível errado. Um plano de vôo deve ser seguido conforme as Regras do Ar, mesmo quando se perde comunicação por rádio.

    Beijos.

    (Ah! Eu não sou controlador não!)

    ResponderExcluir
  4. Com 3,90 não como nem um saco de pipocas.

    ResponderExcluir
  5. E precisou um acidente com vítimas fatais, eles ficarem com medo de arcar com as responsabilidades? Acho que não.
    Com disse o Ordisi, no caso do acidente do Legacy, existia um plano de voo que deveria ser seguido.
    Acho que esses controladores de voo só estão aproveitando a oportunidade do foco estar em cima deles para reinvindicar direitos. Acho também que falta controladores no mercado. Estão pensando até em buscar pelos que estão aposentados.
    Beijus

    ResponderExcluir
  6. Chris, eu tenho pavor de aviao e por destino da vida, eu vivo em aeroportos.

    Peguei pavor de aviao, quando a Tam caiu em Sao Paulo, bem perto da minha casa.

    Meu pai trabalhou na aviacao e sempre dizia da seguranca, mas ele nunca me convenceu.

    Depois de 11 de setembro, ai sim que virei paranoia, entro no aviao checando a cara de todo mundo para ver se tem terrorista.

    Agora a Gol caindo, fiquei em choque. Acho uma resposabilidade enorme dos controles e um servico desgastante, mas eu ainda soube que os controles do Brasil sao bem melhores do que os americanos
    Catita
    www.catitausa.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Que absurdo!
    Não sabia disso, temos que divulgar para o máximo de pessoas, a greve deve ser geral mesmo.
    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Ainda estão trabalhando no padraõ, a hora que resolverem parar de vez é que será o caos :(
    linda noite flor
    beijossssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Olha é dramático quem tem q voar, ninguém tem certeza q vai chegar com vida.. ai q medo.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  10. Chris:
    A confusão podia ser evitada se o governo tivesse tomado medidas preventivas, como a contratação de mais controladores.
    O problema existe desde o governo de FHC e ninguém fez nada. E depois vem o ministro dizer que não sabia de nada.
    Em que mundo ele está?

    ResponderExcluir