16 novembro 2006

Algumas pessoas pediram para que eu explicasse como podemos publicar posts em nossos blogs usando o Google Docs & Spreadsheets.
Para quem não sabe, o Google Docs & Spreadsheets é o office do Google. Por enquanto, só tem o Word (Docs) e o Excel (Spreadsheets) do Google, mas acredito que em breve teremos mais alguns aplicativos de escritório. Você pode utilizá-los sem precisar instalar nada em seu computador. É tudo na web.
Se você ainda não tem uma conta no Google, trate logo de criá-la. Com esta conta você poderá ter acesso a vários aplicativos criados pelo Google. São tantos que tenho certeza de que não conheço todos. Mas os principais são: o Gmail, o Google Calendar, o Google Photos e o Google Docs & Spreadsheets.
Para criar o seu post, você deve utilizar o Docs. Li no Help que também dá pra postar do Spreadsheets mas eu não descobri como. Mas no Docs também dá para inserir tabelas, se é o que você quer. Para isso, entre no endereço http://docs.google.com/ e se logue. Na primeira tela aparecem todos os documentos e planilhas que você tem. Você pode criar um novo ou editar um que já exista. Para criar um novo doc, clique em NEW DOCUMENT, no alto da janela, no lado esquerdo. Será aberta uma nova janela bem parecida com um editor de textos. É so digitar o seu post. Você pode incluir imagens e links pelo editor de texto, mas caso você prefira ou tenha a necessidade de editar o código HTML, basta clicar em EDIT HTML. Uma coisa muito boa é que ele armazena a imagem pra você, assim você não precisa se preocupar em procurar um servidor que faça isso (Flickr, Tinypic, Photobucked, etc). Eu ainda não consegui descobrir como ele trabalha com as imagens. Se a imagem tem que estar disponível em algum servidor na net (Flickr, Photobucked, Tinypic, etc...) ou se ele guarda a imagem em algum lugar e usa um endereço que ele dá pra imagem. Quando eu descobrir, atualizo o post.
Se você usa títulos em seu post, o nome do documento será usado para isso. Sendo assim, você deve clicar no botão FILE (no alto, à esquerda) e em RENAME. Digite o nome que você quer e clique em OK.
Quando o seu post estiver pronto, clique na aba PUBLISH, no alto da janela, no lado direito.
Na primeira vez, você terá que configurar com as informações do seu blog.
Logo de primeira, você terá 2 opções:
1 - Se você usa um Hosted Provider, que é onde eu acho que a maioria se encaixa. São os serviços conhecidos de blog. Por enquanto, as opções oferecidas são:
- Blogger.com
- Blogger.com (Beta)
- BlogHarbor.com
- BlogWare.com
- LiveJournal.com
- SquareSpace.com
- WordPress.com
2 - My own server/custom. Esse sinceramente eu não sei muito bem o que é. Eu acho que é para as pessoas que instalam os softwares de blog nos seus servidores. Se alguém souber, explica pra gente, tá? :-)
No caso do Hosted Provider, você deve informar seu usuário e senha e informar o título do seu blog, se você tem mais de um. Isso eu achei ruim, porque se você quiser trabalhar com mais de um blog você terá que alterar a configuração toda hora. Se você usa títulos nos seus posts, você deverá marcar a opção INCLUDE DE DOCUMENT TITLE WHEN POSTING. Para saber se deu tudo certo, clique no botão TEST.
Depois de configurar tudo, você estará na aba PUBLISH e verá duas opções. A opção Publish Document criará um endereço para o seu documento e qualquer pessoa poderá acessá-lo. Mas isto não será no seu blog. Para publicar o texto no seu blog, você deve usar a segunda opção: POST TO BLOG.
Se você quiser alterar o texto do seu blog, basta alterar o seu DOC, clicar na aba PUBLISH e usar o botão REPUBLISH POST.
Se você quiser deletar o post, use o botão REMOVE FROM BLOG.
Fácil, né?? :-))))
Pode parecer complicado, mas é tudo bastante intuitivo.
Espero ter ajudado. Depois me contem o que vocês acharam e se foi útil.

Update 16:36h.:

Está dando algum problema pois o título do documento não está saindo aqui como título do post.

4 comentários:

  1. Ah q dica legal... mas eu uso o programa Wbloggar para postar.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parece bacana postar assim... qualquer hora eu tento, e vamos ver se consigo.

    Beijocas!!! :-)

    ResponderExcluir
  3. Tumáti tumí isso aí, hehehe.

    Beijos, R2D2.

    ResponderExcluir
  4. Hummm, adoro essas pessoas espertas que metem as caras, saem fuçando e não tem medo de errar!!!

    Boa sorte, darling, com a nova tenttiva de postagem.

    beijos e bom fim de semana

    MM

    ResponderExcluir