17 novembro 2006

O ano em que meus pais saíram de férias

No último final de semana assisti o filme O ano em que meus pais saíram de férias. Apesar de ser um filme bastante triste, por falar de uma época terrível que foi a ditadura no nosso país, ele o faz de uma forma sutil, aos olhos de uma criança.
Muitas pessoas da minha faixa de idade já eram nascidas na época da ditadura no Brasil, porém eram muito pequenas e não devem se lembrar. Muitas pessoas nem se davam conta do que acontecia, pois não foram atingidas pelas ações dos militares na época e nem pela censura. Este foi o meu caso. Porém, pessoas que tinham parentes que eram ligados às universidades e aos jornais com certeza vivenciaram alguma coisa, mesmo sem entender naquela época.
É exatamente isso o que acontece com Mauro, o personagem principal do filme que, aos 12 anos de idade, não sabia nada sobre ditaduras militares e só sonhava em ver o Brasil tri-campeão do mundo, na copa de 1970, apesar de seus pais estarem vivendo na clandestinidade, fugindo dos militares. Além disso, o filme fala sobre amizade, solidariedade e sobre os imigrantes que formaram a herança cultural do Brasil.
Vale a pena assistir.
Visite o site do filme clicando aqui .

8 comentários:

  1. eu estou ficando impressionada com os filmes Brasileiros. Eles estao se saindo muito bem.
    Eu comprei Filhos de Francisco, O Auto da Compadecida e quero Olga.

    Valeu pela indicacao
    Catita

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi esse, verei no final de semana.
    Adoro o cinema nacional, estamos com safra incrível de ótimos filmes.
    Fui ver Volver, do maravilhoso Almodóvar, vale a pena..]
    lindo dia,flor
    beijosssssssss

    ResponderExcluir
  3. Gosto desse tipo de filme que retrata tempos passados, dando oportunidade de quem não viveu a história poder senti-la de perto, já que o interesse pela leitura histórica não é lá grande coisa.
    Tenho um primo que passou uns tempos em casa foragido, mas tínhamos uma visão romanceada da coisa.
    Quero assistir esse filme.
    Chris, obrigada pela presença e pelo carinho ontem!!
    Beijus

    ResponderExcluir
  4. Você não está podendo publicar pelo blogger também??

    ResponderExcluir
  5. Ai, tô louca para ver esse filme, já me falaram muuuuito bem dele. Quem sabe não vejo amanhA?

    beijos, linda e bom domingo

    MM

    ResponderExcluir
  6. O Chris

    Valeu pela dica, vou ver se assisto essa semana. Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Nossa, esse filme é excelente, pelo menos quem viu gostou muito.
    Big Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Fui ver anteontem e gostei muito!!
    valeu a dica,rs
    semana linda,flor
    beijossssssssssss

    ResponderExcluir