14 junho 2007

Censura no Flickr

BadDaysForFreedom!!! No alla censura su Flickr 4
Against censorship II thinkflickrthink
censr
Veja mais protestos aqui...

Agora que o Flickr foi lançado em várias línguas, ele se viu em uma enrascada das grandes.
Os usuários de Singapura, Hong Kong, Coreia e Alemanha  estão impossibilitados de desligar o SafeSearch. Com isso, eles não podem ver fotos consideradas inadequadas. Na maioria dos casos, estas fotos não têm nada demais, não são obscenas e nem ofensivas, porque estas são simplesmente deletadas. São fotos de nu artístico ou que têm alguma conotação política, por exemplo. 
Quando um usuário tem uma foto considerada "Moderate" ou "Restricted", ele simplesmente some do Flickr, não é permitido ver nenhuma foto dele nestes países. Na prática, eles só podem ver fotos de paisagens, flores, lugares...
Os usuários de outros países quando entram no Flickr de um usuário que possui este tipo de fotos recebe um aviso mas, se quiser, pode entrar assim mesmo.
Agora o Flickr que sempre foi um lugar de muitas manifestações está sofrendo com uma manifestação contra si mesmo. O mundo inteiro está protestando contra a "censura" e se solidariza com os companheiros censurados.
Na única explicação da equipe do Flickr que encontrei eles dizem que estão tentando encontrar uma solução e que não têm intenção nenhuma de censura, mas que tiveram que fazer uma escolha: ou seguir as leis destes países ou deixá-los.  Eles decidiram mantê-los e continuam torcendo para que tenham feito a escolha mais correta.
Será?!
Precisava mesmo virar um serviço multilingue?

Update: Tem mais um comentário da equipe aqui.

8 comentários:

  1. Gostei do Flickr estar agora em várias linguas. Assim todos têm chance de conhecê-lo melhor. Era igual a missa em latim (hehehehe).

    ResponderExcluir
  2. Não sei pra que mudaram, mas fotos desse quilate que eles retiram são advertida por outros sistemas de inclusão de fotos, no acordo assinado inicialmente. Se alguém coloca é porque assum as consequências, quer aparecer ou não tem respeito com pessoas contrárias ao que pensa.
    Chris, eu não estou apoiando a retirada, mas pensa bem. Você colocaria fotos de conteúdo obsceno? E também, o que pra nós não é obsceno em outros países pode ser. Melhor seria que, esses países que proibem tanto, não entrassem para a globalização. Primeiro resolvam os seus problemas internos e depois se abram para o mundo.
    O flickr pisou na bola em abrir para esses países.
    Bom fim de semana! Beijus

    ResponderExcluir
  3. Luma, as fotos obscenas são deletadas e quanto a isto eu acho que está absolutamente certo. O que está acontecendo é que estão impedindo estas pessoas de ver ou exibir fotos que não são obscenas, mas de nu artístico ou que mostram algum acontecimento político, por exemplo... estas fotos não têm nada demais, pelo contrário, são lindas! São obras de arte. É aí onde eu e todos os outros usuários do Flickr vemos problema...

    ResponderExcluir
  4. Visito vários FlickRs com fotos de nús que nem são assim exatamente artísticas...

    ResponderExcluir
  5. É, Jôka? Me dá um exemplo? Nunca vi nenhum flickr com fotos pesadas...

    ResponderExcluir
  6. Eu vim nesse post por indicação da Luma, e também penso como ela, sem tirar nem pôr.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. São fotos como esta que estou defendendo. As demais, acho que devem ser deletadas e não simplesmente censuradas.
    http://www.flickr.com/photos/manelortega/482511069/
    http://www.flickr.com/photos/manelortega/447115707/
    http://www.flickr.com/photos/manelortega/447115707/
    http://www.flickr.com/photos/tina_pastore/51373195/
    http://www.flickr.com/photos/flyzipper/173260124/

    ResponderExcluir
  8. Existem dois grupos no Flickr protestando, os quais quero destacar:

    1 - O "Against censorship!":
    http://www.flickr.com/groups/againstcensorship

    2 - O que fundei, o "Think Flickr, think!"
    http://www.flickr.com/groups/thinkrs

    ResponderExcluir