20 junho 2007

El Café de Los Angelitos

by gardelweb.com
Buenos Aires é uma cidade feita de memórias. Os portenhos valorizam muito a sua história e tentam a todo custo conservá-la. Um exemplo é o Bar Rivadavia que foi fundado em 1890, por um italiano chamado Batista Fazio e que era frequentado por pessoas de comportamento reprovável, digamos assim. Verdadeiros "Angelitos", costumava dizer o comandante de Bavanera, bairro em que ficava o café, sem saber que estava rebatizando o lugar. A presença de políticos, jornalistas, poetas e artistas famosos, como Carlos Gardel, fizeram fama ao lugar que foi comprado por Angel Salgueiro em 1919, que fez uma decoração repleta de anjos. O lugar virou um verdadeiro santuário do tango. Foi lá que um diretor artístico da Odeon descobriu Gardel e Razzano, que já eram famosos na Argentina. O café se tornou um dos símbolos mais importantes da cultura tanguera.
As proximidades da Plaza de Mayo eram povoadas por cafés e, infelizmente, El Café de Los Angelitos foi o último a fechar suas portas, em 1992, devido às dificuldades financeiras. De todos, somente o Café Tortoni ficou em pé. O prédio foi demolido em 2000, pois se encontrava em péssimas condições. Não se conseguiu salvar quase nada, nem mesmo os anjos da entrada.
Depois de quinze anos sem o café, hoje os Argentinos estão muito felizes comemorando a reabertura ao público do lugar. Ontem, dia 19 de junho, houve uma festa de reinauguração e hoje às 18 horas ele será oficialmente reaberto ao público. O edifício teve o seu tamanho dobrado, permitindo que funcione como bar 24 horas por dia e como restaurante à noite, com shows de tango.  O palco possui 12 x 4 metros, onde 22 artistas se apresentarão todas as noites. Os preços dos shows são para turistas: entre 250 e 450 pesos por pessoa.
A decoração está mais grandiosa, mas se tentou manter a estética tradicional do início do século XX, foi feita uma galeria de fotos que possui 350 fotos contando a história do lugar e também um museu no subsolo onde teremos mostras artísticas. Há também uma loja de lembrancinhas.
As obras para a reabertura do café começaram em 2001 e foram gastos mais de dois milhões de pesos de recursos privados de um grupo de espanhóis radicados na Argentina. Com certeza, mas um lugar que todo turista deve visitar.

Endereço: Rivadavia 2100 - Esquina da Rivadavia com Rincón

Leia mais:

Club de Tango - El Café de Los Angelitos
Gardelweb - Café de Los Angelitos
La Nacion - Reabrió el Café de los Angelitos, un ícono de la cultura urbana porteña

Technorati Tags: , , ,

6 comentários:

  1. Faz tempo que não vou a Buenos Aires, mas já passei boas temporadas aí nos bons tempos, tomando o chá das cinco.

    Besos, con té caliente.

    ResponderExcluir
  2. Esse post está lindo! Sou apaixonada por Buenos Aires, tanto que fui no feriado de Corpus Christi e tô indo de novo em julho... Falando nisso, o que vc, que agora mora por aí, me recomendaria fazer? Já conheço todo o tradicional, mas queria dicas, se possível, do "diferente", bem porteño, em cafés, restaurantes, compras, passeios... Besos!

    ResponderExcluir
  3. Ai, que saudades da Argentina, vou chorar... rs*.... Eu ameeeei o café Tortoni e acho adimirável um povo que preserva sua história :o)

    beijos, bela

    MM

    ps: amanhã vou num showzinho argentino, o Gotan [procure esse som nas lojas daí, mais especificamente o 'la revancha del tango' que é tuuuuuuuuudo de bom]

    ResponderExcluir
  4. Chris, a Argentina deve estar em festa! Como está indo as comemorações do aniversário de Gardel?
    Jean tem a maior cara de responsável, viu? Vai dar um banho na tia!! (rs*)
    Windows vista? Vou esperar mais um pouquinho, sair da fase beta!!
    Bom dia! Beijus,
    Luma

    ResponderExcluir
  5. Mari, como você não deixou uma forma de contato, vou responder aqui e torcer para que você volte para conferir...
    Eu ainda estou conhecendo Buenos Aires aos pouquinhos e tenho colocado tudo aqui no blog ou no Goitacá. Muita coisa que está aqui está lá tb, mas nem tudo... lá tem mais coisas.
    Aqui, clique em "Lugares que visitei" e depois em "Buenos Aires". Lá no Goitacá, clique em "Buenos Aires".
    Tem bastante coisa já... espero que te ajude.
    Em julho vai estar muito frio! Venha preparada. ;-)
    []'s

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cris! Desculpe, preenchi email e blog (pelo-mundo.blogspot.com) na hora de postar o comentário, mas acho que não entrou... Mas obrigada por responder mesmo assim! Eu estive aí agora de 7 a 10 de junho e já estava bem friozinho. Sei que julho é bem frio, e é por isso mesmo que vou de novo - adoro!!! Essa será minha sétima ida a BsAs nos últimos anos.... rsrsrs. Como todo o basicão eu já vi várias vezes, queria mesmo conhecer os lugares que os portenhos frequentam. Vou checar no Goitacá também, ok? bjs e obrigada

    ResponderExcluir