16 novembro 2007

Andando de ônibus em Buenos Aires

Os "colectivos", segundo os argentinos, são o meio de transporte mais eficiente e seguro de Buenos Aires e uma experiência que se tem que fazer. Segundo eles, nos "colectivos" não existe o problema de furto que existe no metrô, mas em todo caso, é melhor tomar cuidado com suas coisas.
Eu confesso que não gosto muito de ônibus, por minha experiência com eles no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, mas quando estou com outras pessoas e elas querem tomar o "colectivo", eu vou sem problemas, a não ser aquela vozinha que fica falando na minha cabeça: "Que droga! Muito melhor ir de metrô!" :-)))) Mas a verdade é que os ônibus vão a toda a cidade e o metrô não. Os táxis são muito baratos também...
Outra curiosidade aqui é que não viajamos de táxi, metrô, ônibus e sim, viajamos EM táxi, Subte, colectivo... está aí um erro de portunhol que nós brasileiros sempre cometemos. Eu ainda cometo de vez em quando.  :-))))
Outra diferença é que além do número da linha o "colectivo" também está associado a uma cor. Por isso não entranhe quando você perguntar a alguém que ônibus tem que tomar para tal lugar e te responderem "El 130 royo". Royo = vermelho.
O Blog Buenos Aires total publicou um post bem interessante sobre este transporte de Buenos Aires: El mítico colectivo. Vale a pena ler. Está em espanhol mas vocês vão conseguir entender. ;-)

5 comentários:

  1. eu só ando de bus, pq moro em niterói, então já acostumei.


    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_.................

    ResponderExcluir
  2. Prefiro metrô do q ônibus.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  3. Vem que não tem, vc está é morrendo de saudades de um bom engarrafmento aqui no Brasil, não é?

    Como um de cachaça capixaba, por exemplo?

    Beijos garrafais.

    ResponderExcluir
  4. Que alma gêmea mais relapsa estou me saindo, hein? Enfim, problemas de ordem doméstica...

    Eu prefiro metrô ou táxi. Evito os ônibus mo Rio. Pego, no máximo, as integrações do metrô. Porque aqui, ao contrário daí, o metrô ainda é um meio de transporte relativamente seguro...

    Beijocas, Chris!!! :-)

    ResponderExcluir
  5. Ordisi, vc não tem idéia de como é o trânsito daqui! Aqui também tem engarrafamentos, então não deu pra sentir saudades não. :-)))))
    Pois é, Dani! Na minha cabeça sempre vai estar dizendo que o melhor e mais seguro é o metrô... tá difícil convencê-la de que não, de que é o ônibus. :-))

    ResponderExcluir