18 abril 2008

A fumaça invadiu Buenos Aires


A fumaça invadiu Buenos AiresA fumaça invadiu Buenos Aires

Mesmo com todas as janelas e portas fechadas, o cheiro está insuportável. Os olhos ardem e a garganta fica completamente seca, não importa a quantidade de água que a gente beba. Sair na rua está impossível...
Fazem três noites que não consigo dormir direito por causa disso e tudo que o governo faz é dizer que a culpa é dos agricultores que não respeitam a natureza e nem as pessoas. Bom, isso é verdade! Também dizem que se chovesse, o problema estaria resolvido. DÃÃÂ!!! Não me digam! Mas não chove nesta época aqui! Se dependemos da chuva para resolver o problema, estamos ferrados.
Esta situação é simplesmente ridícula!

Não é ridícula só porque eu não consigo dormir não... :-))))
A cidade está um caos! O Aeroparque está fechado para pousos, o porto está fechado, algumas linhas de ônibus não estão funcionando pela pouca visibilidade, a linha C do metrô não está funcionando e estão ocorrendo vários acidentes de trânsito (já morreu muita gente)... sem falar no mal que isso está fazendo pra nossa saúde. Eu fico imaginando como as crianças estão sofrendo com isso...
Isto está sendo provocado por queimadas de pasto e plantações por parte de vários agropecuaristas. O governo acusa a 160 deles. Estas queimadas estão ocorrendo londe da cidade de Buenos Aires, mas é como se fosse aqui do lado. A situação está mesmo crítica...

Leia mais:

- O Globo

- La Nacion 

10 comentários:

  1. Estão pondo fogo nas matas? Por que esse fumacê todo aí? Não tenho acompanhado nada que não seja Isabella e olha que mesmo assim não sei de nada. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Palpi! Acho que até hoje não tinha saído nada nos jornais daí do Brasil. Hoje vi um texto no O Globo.
    O governo está dizendo que os agropecuários colocaram fogo nos pastos e plantações... mas será que todos resolveram colocar fogo assim de uma só vez? Tá meio estranha esta história, mas em se tratando de argentinos, não duvido nada... :-))))

    ResponderExcluir
  3. Lembrei de vc hoje quando vi o jornal Nacional. Que horror!!!!Está tudo bem com vc????Espero que sim.

    ResponderExcluir
  4. Mais parece um visual de Bladde Runner, aquele scy-fi profético do Riddley Scott !

    ResponderExcluir
  5. Espero que a situação por aí melhore. Respirar essa fumaça é muito perigoso para a saúde. Esses incêndios são criminosos, os argentinos não sabem?

    ResponderExcluir
  6. Não sabia disso! Um ato tão rudimentar que somente maus agricultores o praticam, pelos danos ao solo. No futuro a oferta de alimento pode ser menor. Bom fim de semana! Beijus

    ResponderExcluir
  7. Oi Chris,

    Não culpo o governo pela queima, mas pela posição passiva. Estou muito decepcionado com essa moça que colocaram aí.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Não sabia disso, Chris! Que problema sério, hein?

    Pois é, eu me mudei! Estou morando e trabalhando no Rio! E estou feliz, viu? Muito! :-)

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. que lindo que está tudo por aqui!!! adorei a janela no lay, tá tudo mais oorganizado =]

    e nossa, que loucura essa coisa da fumaça! minha irmã que term bronquite teria que se mudar da cidade numa situação dessas, aff

    beijos, linda e bom domingo

    MM.

    ResponderExcluir
  10. Nice, está tudo bem sim. Só não dava pra sair de casa... :-)))
    Jôka, parecia mesmo. Estava tudo muito feio aqui.
    Palpi, saber eles sabem, mas são se importam. Espero que eles sofram alguma punição, para que não se sintam à vontade pra voltar a fazer isso.
    Luma, argentino é "boludo" (como dizem aqui) mesmo. :-))))
    Márcio, claro! O governo não tem culpa da queima... só que, mais uma vez, não está fazendo nada. Se não fossem pelos voluntários que estão tentando apagar o fogo, nada estaria sendo feito.
    Dani, pois é... muito sério. Mas agora o vento mudou e as coisas estão melhores, pelo menor por aqui. Em outras cidades, certamente, não. Nossa! Me alegro muito por vc! Sei como você ama o Rio.
    Mônica, obrigada! Eu tb achei o layout bem mais fácil pros visitantes... Qto à sumaça, meu marido que sofre muito com as alergias teve problemas... imagina alguém com bronquite?! Tem muita gente entrando na justiça por causa das doenças que tiveram...

    ResponderExcluir