21 maio 2008

Dicas úteis para a gravidez

Por mais que eu resista à idéia de bombardear vocês com este assunto, não vai ter jeito, este blog vai ter que passar pela sua fase "grávida". :-)))
Sei que o assunto não interessa à maioria das pessoas que me visitam por aqui, mas estas dicas podem ser úteis para outras pessoas.
Vejo muitas meninas que sofrem com as pernas inchadas, com a dor nas costas e com a dor na barriga durante a gravidez e que não recebem orientação dos médicos... o que acho bem estranho. Não sei se elas é que não perguntam e não reclamam com eles ou se eles é que não orientam mesmo.
Eu li muito, perguntei muito e reclamei muito com os obstetras. Afinal, não é pra isso que eles estão lá? Para ajudar a gente a passar por esta fase difícil? Sim, porque gravidez não é nada fácil! A gente também pode pedir ajuda das meninas que já passaram por isso. Elas sempre têm dicas úteis para dar e experiência para compartilhar.
Então, resolvi compartilhar algumas coisas que aprendi e que têm me ajudado muito:
1) PARA A DOR E INCHAÇO NAS PERNAS:

  • Pelo menos duas vezes por dia, deitar com as pernas para cima, por no mínimo 15 minutos.
  • Usar meias de 15 mm de pressão, principalmente se você for caminhar ou ficar muito tempo em pé ou sentada. Elas previnem as estrias também.
  • Se a coisa estiver muito feia, fale com o seu médico porque ele pode te receitar algo. Existem remédios que se pode tomar para isso, mas NUNCA tome nenhum medicamento sem antes perguntar para ele, mesmo que você conheça outra pessoa que já o tenha tomado. Cada caso é diferente e, lembre-se, é a saúde do seu bebê que está em jogo.

2) PARA A DOR NAS COSTAS E NA BARRIGA:

  • usem as faixas que existem para grávidas. Elas são ótimas, sustentam o peso da barriga e aliviam muito a lombar. Acreditem, funcionam mesmo. Eu confesso que tinha as minhas dúvidas, mas me surpreendi muito. Dizerm que elas também ajudam a prevenir as tão temidas estrias na barriga... eu até agora não tive nenhuma.

 

3) PARA MANTER UMA BOA CIRCULAÇÃO DURANTE O SONO E PREVENIR AS CÃIMBRAS:

  • Dormir virada para o lado esquerdo com um travesseiro entre as pernas. Dormir com a barriga para cima ou virada para o lado esquerdo pressiona um monte de vasos sanguíneos, atrapalhando a circulação do sangue pelo corpo e até a chegada dele até o bebê. Você pode reparar como suas pernas e mãos incham mais quando você dorme nestas posições. Eu acordava com tudo dolorido.
  • Existem umas almofadas para amamentar que podemos usar para dormir até o bebê nascer. São ótimas também porque nos ajudam a manter uma melhor postura durante a noite e a não pressionar muito a barriga. O bebê agradece. Sei disso porque a Júlia agora chuta muito menos e, assim, consigo dormir bem melhor. Wink

4) PARA AS ESTRIAS:

  • Existem cremes próprios para prevení-las. Apesar da crença, o óleo de amêndoas não funciona pois não penetra na pele, apenas cria uma camada acima dela. Peça pro seu médico indicar um creme ou óleo. A minha me indicou o Dermaglós creme que eu uso desde a primeira consulta. No início eu não consegui usar muito porque ele tem um cheiro forte e como eu tinha muito enjôo, não aguentava aquele cheiro em mim, mas depois que os enjôos passaram, uso sem problemas. Nem sinto mais o cheiro.
  • É muito importante não engordar demais. Se você ganhar peso em excesso, não haverá creme que funcione. Então, procure manter uma alimentação bem balanceada e não saia por aí comendo tudo o que vê pela frente achando que agora tem que comer por dois. Acho que a ajuda de um nutricionista durante a gravidez é muito importante.

Bom, é isso... se eu lembrar de mais alguma coisa, acrescento depois. Espero que estas dicas ajudem vocês.

Technorati Tags:

6 comentários:

  1. Dicas boas. Minha nora quase não inchou os pés durante a gravidez, mas agora após o parto está bem inchado. Ela precisa ficar muito tempo sentada, amamentando na maternidade e isto complica.

    ResponderExcluir
  2. É difícil mesmo, Nice. Mas vai passar e logo as duas irão para casa...
    Fala pra sua nora usar as meias de pressão e colocar as pernas para cima sempre que possível. ;-)

    ResponderExcluir
  3. oi linda, só vim te deixar um beijinho e ver como voce estava. bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que trabalhããão, rs*

    Cuide-se, bela!

    beijos

    MM.

    ps: ando sumida por conta do Sol na Boca, você sabe... Viu as fotos?

    ResponderExcluir
  5. nossa...imagino..é mto transformação mesmo, mas por um motivo tão bom.
    to querendo falar com vc por msn, pode ser? to de passagem comprada pra aí, dia 25/07 to chegando e to vendo umas pousadas aqui, só q queria dicas de localização e tal. pode ser? qq coisa me add no msn: michadiska@yahoo.com.br

    beijosssss

    ResponderExcluir
  6. Oi, Flavinha! Estou bem. Obrigada pela visita. Bjo!
    Monica, vi as fotos sim. Vc linda como sempre. Sucesso!
    Micha, já te adicionei no msn. Agora só falta a gente se "encontrar". :-)
    Bjo!

    ResponderExcluir