11 junho 2008

Montevidéo - Uruguay (Primeiro dia)

Finalmente fomos conhecer o nosso vizinho Uruguay
Eu já estava achando que iria embora de Buenos Aires sem ter ido conhecer o vizinho Uruguay, já que pensei que a nossa viagem à Miami tinha sido a última antes da Júlia nascer e que depois que ela nascesse não haveria tempo até expirar o nosso "prazo de validade" aqui na Argentina.   :-)))
Mas a visita de uma amiga aqui em casa nos animou a fazê-la agora. A barriga já está bem pesada, mas deu para caminhar bastante e aproveitar muito a viagem.
A viagem foi de um dia e meio, já que chegamos lá no sábado depois do almoço e voltamos no domingo, às 23h. Decidimos ir de avião, com a Pluna, já que tínhamos pouco tempo e também porque saía menos da metade do preço do que se fôssemos de Buquebus. De avião era de 30 a 40 minutos de viagem enquanto que de Buquebus seriam no mínimo 3 horas.
Como tudo foi decidido em cima da hora, fomos para lá sem roteiro definido decididos a ver no que dava. Pesquisamos um pouco na internet e lemos a revista que estava no avião. Um homem que estava lá e ouviu a nossa conversa nos disse que Punta Carretas valia uma visita.
Chegamos em Montevidéo morrendo de fome e seguimos direto para o Mercado del Puerto para almoçar.
Mercado del PuertoMercado del PuertoMercado del PuertoMercado del PuertoMercado del PuertoMercado del Puerto
Demos uma voltinha para ver quais eram as opções e quando eu vi o El Palenque, me lembrei que tinha lido sobre ele no Destemperados e decidimos almoçar aí. Usando o celular, entramos no site para ver o que eles haviam pedido quando estiveram lá mas acabamos nos decidindo por coisas diferentes: de entrada, umas salsichas parrilleras e mellijones a provenzal. Depois, dois tipos diferentes de cortes de carne com papas fritas e papas gratinadas com queijo. Tudo uma delícia!
AndreaEl Palenque
Decidi experimentar os mejillones pela primeira vez, pois nunca tinha ido muito com a cara. Amei! Que Uma olhadinha no mapacoisa mais deliciosa, gente! Só de pensar nas vezes em que deixei de comer este prato por puro preconceito, me arrependo muito! :-)))
Depois do Mercado del Puerto, nosso navegador Sandro deu uma olhadinha no mapa para planejar nossos próximos passos.
Decidimos seguir a Peatonal Sarandi, que sabíamos que era bem famosa.
Montevidéo ainda é muito segura, com clima de cidadezinha do interior. Por isso, pudemos caminhar tranquilamente, apreciando os detalhes dos edifícios, das ruas, das praças, das pessoas... aproveitando o clima e apreciando a tarde que já quase acabava.
Encontramos quase tudo fechado e não entendemos muito bem pois achávamos que era mais animado, principalmente na Peatonal Sarandi. Depois um motorista de táxi que encontramos, que já morou muitos anos no Brasil, nos explicou que o país está com racionamento de energia, o que impede que vários estabelecimentos abram à noite e nos fins de semana... Que pena!
Vejam as fotos do que vimos caminhando pela Peatonal Sarandi:
Peatonal SarandiPeatonal SarandiPeatonal SarandiPeatonal SarandiPeatonal SarandiPeatonal SarandiPeatonal SarandiPeatonal SarandiPeatonal SarandiPeatonal Sarandi

Palacio Salvo


Ainda na Peatonal Sarandi, já quase chegando na Plaza Independencia, pudemos ver o Palacio Salvo que, por muito anos foi o prédio mais alto da América do Sul. Ele mede 100 metros, incluindo a antena feiosa.    :-))))
Isso que está na frente seria a entrada de um antigo mercado que está sendo restaurada.
A Plaza Independencia é bem bonitinha e de lá se pode ver várias pontos importantes da cidade: o Teatro Solis, o edifício onde funcionará a nova sede do governo uruguayo, o Palacio Salvo, a estátua do general Artigas, que é o herói da independência do Uruguay, etc... Os restos mortais do general Artigas estão em baixo, tem uma rampinha para descer, mas estava fechado neste dia. De qualquer forma, não sei se esta seria uma visita que faríamos... não é muito a nossa cara. :-)

Plaza IndependenciaPlaza IndependenciaPlaza IndependenciaPlaza IndependenciaPlaza IndependenciaPlaza IndependenciaPlaza IndependenciaPlaza IndependenciaPlaza IndependenciaPlaza Independencia
Agora, ATENÇÃO! ESTA DICA NÃO ESTÁ EM NENHUM GUIA DE VIAGEM A MONTEVIDÉO! :-))))
Para encerrar a caminhada e assistir o final da tarde que estava bem bonito, fomos tomar um café no Restaurante Arcadia, que fica no piso 25 do hotel Radisson Montevidéo, e tem uma vista panorâmica da cidade. Este hotel também possui um cassino, caso vocês tenham a curiosidade de conhecer um. Eu não achei nada demais...
Hotel RadissonHotel RadissonHotel RadissonHotel RadissonHotel RadissonHotel RadissonHotel RadissonHotel Radisson
Do hotel, tomamos um táxi e voltamos para um bom e merecido descanso antes do jantar.
Para o jantar, o concierge nos deu a dica do El Viejo y El Mar, que fica em Pocitos, um bairro de praia. Endereço: Rambla Gandhi 400. O jantar foi delicioso! De entrada, uma tábua com várias coisinhas: lulas fritas, peixinhos fritos (que a garçonete perguntou como se falava no Brasil: manjubinha), queijos fritos, frango frito, etc... Eu comi um espaguete delicioso com molho de tomate e manjericão (uma tentativa de seguir as ordens da nutricionista) e o Sandro e a Andrea foram de Paella (que estava com uma cara muito boa e eles garantiram que estava uma delícia!). Eu já estava tão cansada que esqueci de fazer fotos... foi mal! :-)
Depois disso, demos uma caminhadinha pelo calçadão e voltamos para o hotel para um sono merecido depois de um dia delicioso, mas cansativo! Tínhamos que recuperar as energias para o dia seguinte... :-)))

Para ver todas as fotos (com as devidas legendas): Meu Flickr.

Technorati Tags: , , ,

8 comentários:

  1. ah q legal..
    e tá cada dia mais perto da minha viagem pra BAs, será q vai dar pra nos conhecermos?


    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_.................

    ResponderExcluir
  2. Oi, Micha! Está chegando mesmo, né? Você está ansiosa? hehe... eu estaria. Que dia vc vem mesmo? 25?
    Acho que vai dar sim pra gente se conhecer... só se acontecer alguma coisa, sei lá, tipo a Júlia nascer antes da hora. :-))))) Mas espero que não.

    ResponderExcluir
  3. Chris, esse é um dos melhores jeitos de se usar um blog - poder mostrar uma viagem, registras as impressões, as imagens. E dividir com os amiguinhos blogueiros, já que caiu na rede é peixe.
    Saúde pra você, pra Júlia e pro seu marido.

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!
    Que ótimo encontrar seu blog!
    Voltei mês passado de Bs As e mês que vem estou indo para montevideu!!
    Valeu a dica!!!!

    ResponderExcluir
  5. Que bom, Aline! Fico feliz que este blog sirva para alguma coisa. :-)))
    Você vai gostar de Montevidéo. Eu só estive lá por um fim de semana e adorei.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Nossa, Larissa! Estou há dias tentando lembrar, mas não lembro mesmo. :-( Meu marido está viajando e quando ele voltar, pergunto se ele lembra. Mas como foi só por uma noite, nem nos importamos muito com o hotel, mas com certeza não foi nenhum ruim. Bjs!

      Excluir