27 janeiro 2009

Comemorando o Ano Novo Chinês em Helsinki

image
Oi, gente! Ainda estamos vivos, não congelamos não. :-))) Não tive tempo para usar o computador nos últimos dias.
Tem nevado todos os dias aqui e a temperatura tem ficado entre –2 e 0. Não está tão ruim, desde que estejamos usando roupas adequadas. Ainda estou aprendendo a andar na neve, não é fácil não. A gente escorrega à beça e olha que uso tênis para neve. Os finlandeses andam correndo pra cima e pra baixo com sapatos normais… quem sabe um dia eu consiga fazer isso também. :-)))
Como a Júlia contou no post anterior, já estamos com toda a documentação daqui. Só a carteira de motorista é que só poderemos fazer depois que estivermos vivendo aqui pelo menos 6 meses. As coisas são muito fáceis por aqui… eles não têm nenhum preconceito com os estrangeiros e não dificultam muito a vinda deles para cá. A carga de impostos é alta mas existem vários benefícios, acho que até demais… A Júlia já vai receber um benefício pras despesas dela e daqui há 3 meses eu poderei me cadastrar em outro programa porque a Júlia não vai para a creche e sim, eu vou cuidar dela. Daí eles me pagam por isso. Engraçado, né? :-)))
Domingo passado fomos com um casal de amigos ver as comemorações do Ano Novo Chinês. Estava bonitinho mas bem sem graça. :-))) Helsinki parece cidade de interior… é meio paradinha. :-P
A Júlia não têm tido problemas com o frio, mas também a gente empacota tanto a menina que ela mal consegue se mexer, tadinha. :-))) Na hora de vestir a roupa ela reclama um pouco, mas na rua ela se acalma.
No supermercado a gente ainda fica meio perdido, mas a mulher que está ajudando a gente com o processo de mudança e adaptação nos levou a um e nos deu várias dicas. Este casal que saiu conosco no domingo também. É que está tudo escrito em finlandês e, apesar de a gente conseguir descobrir muita coisa, tem coisas que a gente não sabe se é de frango ou de peru, por exemplo. Na hora de cozinhar também tá difícil ler as instruções. :-)))) Tem muita gente que fica por aqui e vai se virando falando só inglês, mas eu estou achando que nossas vidas ficam bem mais fáceis se a gente aprender finlandês, nem que seja o básico. Como eu não posso fazer aula, com turma e professor, por causa da Júlia, vou ver se consigo um curso desses que a gente faz em casa mesmo.
Tem alguns costumes que a gente já está tendo que absorver, mas que ainda está meio complicado. O primeiro foi tomar água da torneira. Aqui eles tomam e a água realmente não tem gosto nenhum, diferente da água do Brasil e da Argentina. Mesmo assim, nos primeiros dias eu me sentia meio estranha, mas agora já me acostumei. O segundo, é pagar pelas sacolinhas de plástico no supermercado. O ideal é levar a sua sacola, mas a gente nunca lembra e acaba sempre comprando novas. A terceira é guardar as garrafas plásticas para levar de volta. Eles pagam pelas garrafas. A quarta é separar o lixo, pois aqui a reciclagem é levada a sério.
Quanto à cidade, estou achando bem bonitinha e organizada. Só que é muito confuso andar por aqui, estou começando a achar que não vou aprender nunca. :-))) Existem também umas galerias subterrâneas que ligam uma estação de trem com outra, cheias de lojas e cafés (parecem shoppings), que a gente pode usar para ir de um lugar ao outro sem ter que sair no frio e na neve, só que pra mim é ainda mais confuso que andar lá fora. :-))))
Ontem saímos para olhar apartamentos e de cara já gostamos de 2. Fizemos uma proposta no que a gente achou mais bem localizado, e já aceitaram. Fica numa rua cujo nome eu não consigo pronunciar… hehehe, mas é praticamente na porta de um shopping e pertíssimo de uma estação de trem e perto do trabalho do Sandro. Tem uma cozinha de sonhos, pra quem gosta de cozinhar. Quem sabe agora aprendo? :-)))) O outro que a gente gostou era lindíssimo, de frente para o mar (que agora está congelado), mas era muito longe pro Sandro ir pro trabalho e não tinha as coisas perto como o outro. Estamos super felizes com o modo como as coisas estão andando por aqui. Agora vamos ver quando chega nossa mudança, tomara que antes que a gente tenha que nos mudar pro apartamento. :-)))))
Beijos para todos e vou mandando notícias sempre que possível.
image
image
image

Ps.: Quem quiser ver mais fotos, olha lá no Flickr pois ele está sempre sendo atualizado e nem todas as fotos que estão lá eu coloco aqui.

5 comentários:

  1. olá........
    eu e minha amiga maria celia temos um blog de notícias variadas aqui no Brasil; elas são atualizadas diariamente
    gostaria muito q vc desse uma passadinha para ver se gosta...quem sabe adiciona a sua lista de blogs....
    abraços
    carmen
    http://anjoseguerreiros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Chris, quanta coisa diferente vocês estão vivendo. Adorei saber das curiosidades sobre a Finlândia, conta mais quando puder. Ah, apareceram hoje os primeiros dentinhos da Elisa! E a Júlia, já está passando por essa fase?
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luciana! Pois é... são muitas novidades. Mas pode deixar que vou contar tudo por aqui. :-)))
    A Júlia começou a coçar a gengiva quando tinha 3 meses, todo mundo falava que eram os dentinhos querendo nascer, mas 2 pediatras falaram que não e que é normal o bebê colocar tudo na boca e querer morder... olhando na boquinha dela, eu não vejo nada. Então acho que não tem dentinho ainda não.
    E como está a ELisa, muito nervosa? Dizem que os bebês ficam nervosos quando chega esta fase.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Chris

    Estou a gostar muito de saber as novidades aí da Finlândia e de como estão a adaptar-se bem!Apesar de ser também na Europa é muito diferente de Portugal!Se viesse para cá ia reparar que tudo é bem mais complicado de resolver...hehe...tudo menos entender os rótulos das embalagens de supermercado...aí ia ser bem mais fácil para vc!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Margarida, eu imagino que as coisas sejam mais complicadas em Portugal mesmo, como são no Brasil. Agora, que ia ser muito melhor para mim ler as embalagens, ah! ia mesmo! :-))))) Bjo!

    ResponderExcluir