15 maio 2009

Sumi, mas com motivo! :-)))

image

A Júlia esteve com um rotavírus, ficou doente pela primeira vez. Foi leve, pois ela já havia sido vacinada, mesmo assim, me deu um baita susto. Ainda bem que ela já está melhor!
Junto com isso, ela começou a acordar de 2 em 2 horas à noite. No princípio, eu pensei que ela estivesse se sentindo mal ou que estivesse com fome pois não estava se alimentando bem durante o dia e ela começou a mamar toda vez que acordava. Depois de uns 5 dias, me dei conta de que ela tinha viciado no peito pra dormir, aliás, ela só dormia se estivesse mamando. Então, decidi que não iria mais deixar isso acontecer e comecei a não permitir que ela dormisse enquanto mamava, só depois que terminasse, mas não resolveu o problema. Ela continuou acordando de 2 em duas horas.
Eu já estava uma zumbi depois de tantos dias sem dormir. E foi só na noite em que ela acordou às 3:30h da manhã, mamou, e mesmo assim chorou até as 5h, quando voltou a mamar, que acendeu uma lâmpada sobre a minha cabeça! “Fome! Será que ela não está ficando com fome? Ela já está grande, quem sabe o leite do peito já não a está sustentando mais durante a noite?”
E neste dia a Patrícia veio com a Bia ver a gente e eu perguntei pra ela se ela já tinha dado mingau pra Bia e ela me mostrou uma variedade enorme de mingaus de caixinha no supermercado, de tudo quanto é tipo, para comer de colher, para beber, para o dia e para noite… de vários sabores, com vários cereais diferentes. Gente, é muito prático. Basta tirar da caixinha e colocar na mamadeira. Eu acostumei a Júlia com os alimentos na temperatura ambiente, então nem precisa aquecer. Eu nunca tinha visto isso. Acho que no Brasil não tem, tem?
Então eu decidi dar o mingau pra Júlia antes de dormir, para ver se ela não sentia fome de noite. Fiquei com medo do desafio pois vocês não sabem como eu já havia tentando fazer ela acostumar com a mamadeira para numa hora de emergência ela não ficar passando fome, mas nunca consegui. Tentei todas as técnicas que me ensinaram e nada. Para a minha surpresa, ela resistiu só no primeiro dia e mesmo assim, tomou um pouquinho, o que fez com que ela dormisse de 10h às 4 da manhã. Já foi um descanso e tanto! No segundo dia, ela tomou, assim meio sem vontade, mas do terceiro em diante ela mal agüenta esperar eu terminar de preparar a mamadeira e já vai pulando em cima. Outra coisa é que ela começou a usar a chupeta também, coisa que ela também nunca quis saber. Eu sei que o melhor seria ela não usar a chupeta, eu, inclusive, antes dela nascer, planejei não dar, mas vocês não sabem o que é ser usada como chupeta. Não é mole não! :-))) Eu também comecei a dar um lanchinho no meio da manhã e sobremesa nas refeições. O resultado é que ela está dormindo das 9 até as 7:30, 8h da manhã e eu, finalmente, estou podendo descansar um pouquinho. :-))) Mas tem um porém… sempre tem, né? Ela não está mais querendo mamar no peito. Eu ofereço várias vezes durante o dia, mas ela não quer saber. Só está mamando lá pela meia-noite, quando dá uma acordadinha, e às 5 ou 6 da manhã, quando dá outra acordadinha. Estou preocupada pois eu queria amamentar até ela completar 1 ano (faltam só 3 meses!). Estou tentando bolar um plano, mas ainda não consegui pensar em nada. Alguma idéia?
Outra novidade é que depois do almoço eu a coloco no berço e ela dorme sozinha. Nem acreditei na primeira vez em que ela dormiu sozinha. Eu sempre tentava, desde que ela era pequenininha, mas ela sempre chorava e ficava nervosa, o que fazia com que ela ficasse mais umas boas horas acordada, chorando e dando trabalho, mas nunca tinha funcionado. E aí, de repente, ela resolveu. Hehe. À noite ela ainda quer que eu deite com ela na cama, mas devagar a gente vai conseguindo, né? :-))))

5 comentários:

  1. Então, eu ia dizer pra você que ela estava fazendo o seu peito de chupeta, mas já que está com a chupeta, pode ser que queira somente dengo. Depois dos 8 meses bate uma 'carência" que nao é carência, mas uma consciência de que não é extensão da mãe e sim outra pessoa, por isso a noite, escura, o aconchego é sempre bom. Querer dormir junto e tals.
    Não vejo a problemas com a chupeta, contanto que a criança não passe o dia todo com ela na boca. A chupeta acalma e pode ser associada ao sono. Eu dava somente na hora de dormir e depois que dormia ia retirando devagarinho da boca e colocava do lado, tipo assim, caiu!! :=)))
    Chris, você vai ver mudanças sempre e é melhor a noite de sono, do que comer a noite - nunca a acorde para comer a noite, mesmo que não tenha jantado ou tido a última mamada. Vai acordar com mais fome pela manhã, descansada e bem humorada.
    Eu queria ver de perto a Júlia, morro de vontade!!
    Bom fim de semana! Beijus

    ResponderExcluir
  2. Como filho dá trabalho!!! Temos que tentar advinhar o que deve estar acontecendo. Minha neta caçula anda acordando durante a noite com fome depois que entrou para a creche. Cada dia é uma novidade. Vá se acostumando com isso e não se preocupe com muitas regras. Siga seu instinto. Beijinhos para a Júlia.

    ResponderExcluir
  3. ELES SÃO MESMO NOSSA VIDA!!!
    BEIJO EM TÍ E NESSA ADORAVEL MENINA

    ResponderExcluir
  4. EBA ! Feliz dia das mães (atrasado), Chris !

    ResponderExcluir
  5. Luma, ela usa a chupeta só para dormir e assim que dorme, solta. Eu nem preciso tirar. Bom, né? Quanto à acordar pra comer, eu não acordo de jeito nenhum. Quanto mais ela dormir, melhor. Se pudesse, eu nem respirava pra não fazer barulho. :-))))
    Bjo!
    ---------------------------------------
    Nice,
    obrigada! Eu tento seguir meu instinto, mas tem horas em que me sinto completamente perdida. Mas é assim mesmo, né? Bjo!
    ---------------------------------------
    Obrigada, Dona do Mundo! Outro beijo pra você.
    ---------------------------------------
    Obrigada, Jôka! Bjo!

    ResponderExcluir