18 julho 2009

11 meses

image

Neste sábado fizemos um churrasco aqui em casa e aproveitamos para comemorar os 11 meses da Júlia e os 9 meses da Bia.
As duas estão bem levadas e a Bia cresceu tanto que quase alcançou a Júlia.
O que notei de mudanças na Júlia neste mês foi que ela já se comunica bastante bem conosco. Quando quer alguma coisa, aponta e ela também chega a pronunciar algumas palavras. É meio difícil de entender para quem está de fora, mas mãe sempre entende. :-))
Ela já fala “qué”, quando quer algo, “agu”, quando quer água, “caiu” quando joga algo no chão… ela também ficou bem birrenta. Quando falamos não ou tiramos algo da mão dela, ela se joga para trás e espernea. Isto está complicado, mas não cedemos para que ela entenda que assim ela não vai conseguir nada.
Ela também começou a comer menos. Pode ser pela quantidade enorme de dentes que estão saindo ao mesmo tempo, mas eu li que é normal a diminuição do apetite por volta dos 10 meses de idade, pois eles precisam ficar mais esbeltos para começar a aprender a andar.
Falando em andar, haja coluna! A Júlia quer que a gente fique segurando nos bracinhos dela para ela andar o dia inteiro! Ela adora. Eu comecei a segurar em um só bracinho, apesar dela não gostar muito, para treinar o equilíbrio e ela já está se equilibrando até bem. Ela começou também a se sentar sozinha, quando deitada, e a se levantar segurando no sofá. Já faz estes dois bem rápido, sem problemas.
Agora ela interage com a televisão também. Dança quando tem música, dá tchau quando se despedem na tv, manda beijo quando mandam, etc. Já interage no computador também, quando falamos com a família. Antes ela não entendia muito bem…
Ela começou também a gostar muito de outras crianças. Chama para brincar, manda beijos, dá tchau… aqui é meio complicado porque as crianças não interagem muito e quando o fazem, os pais vêm rapidinho proibir e tirar a criança de perto… Chato isso. Devem achar a Júlia muito mal educada, mas vão continuar achando porque eu não vou proibí-la disso, apesar de entender e respeitar a cultura daqui…
Na semana passada, quando fomos à Tallin, tinha uma menina de uns 2 anos do nosso lado e a Júlia ficou fazendo gracinhas para ela, mandando beijos, dando os bracinhos, até que a menina veio e deu a mãozinha pra Júlia. As duas brincaram e emprestaram os brinquedos uma pra outra. A Júlia adorou! Nessas horas fico com pena e penso na hipótese de um irmãozinho para ela, mas logo, logo, lembro do trabalho danado que ela dá e desisto. :-)))))

8 comentários:

  1. Chris!!!! A Júlia vai ter um priminho ou uma priminha! Eu tô grávida!!!

    ResponderExcluir
  2. Chris, que carnes vocês servem em um churrasco aí nessas paradas ? Picanha finlandesa ? Maminha tcheca ?

    ResponderExcluir
  3. Van, QUE SURPRESA BOA!!!! PARABENS!!! Vou te ligar... Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Jôka, tem carne finlandesa, mas também tem uruguaia e até brasileira. Não é fácil encontrar, mas de vez em quando aparece. Já picanha, é difícil achar... :-))) Tem uns esquemas aí, mas tá difícil a gente descobrir pois as pessoas ficam escondendo o jogo. Quando eu descobrir, publico logo no blog que é pra não ter mais segredo! Hehehe. :-)))
    Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pra elas! E obrigada pela comemoracão; nós adoramos e pretendemos retribuir em breve na nossa casa nova :D
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Parabens Julia!!!!A tia Pauly nao tinha conseguido comentar antes!!!
    Eu ví que a Vanessa tá grávida...Que lindaaaa!Parabénssssss

    Bjs Pauly

    ResponderExcluir
  7. Oi Chris, a Julia continua linda, e pelo jeito cada vez ai esperta!

    ResponderExcluir
  8. Pata, Oba! Vamos comemorar a casa nova! :-)))) Bjos!
    ------------------------------------
    Pauly, pois é! Olha que novidade! Aparece mais, você some... e deletou o Orkut de novo!!! E seu blog não sai de jeito nenhum... tá difícil! Hehehe. :-))) Bjos!
    ------------------------------------
    Lu, obrigada! A Elisa também. Bjos!

    ResponderExcluir