26 agosto 2009

1 ano

image A Júlia se desenvolveu tanto no último mês que fico até perdida…
Ela está parecendo um papagaio, repete tudo o que a gente fala. Aliás, papagaio não, porque ela me imita em tudo, nos gestos também. Ela começou a arrancar as coisas das mãos das pessoas… fiquei pensando no porquê disso e cheguei à conclusão de que ela pode estar me imitando quando tiro algum objeto da mão dela que é perigoso. Sempre peço pra ela me dar, mas na maioria das vezes ela não dá e eu acabo tendo que tirar na marra. Tenho medo de ela estar arrancando as coisas das mãos das pessoas porque eu faço isso com ela. Mas e aí? Como fazer então? Ser mãe é complicado, viu?! A gente nem sempre sabe o que fazer… aliás, eu, na maioria das vezes, não sei. :-))))
Neste último mês ela começou a engatinhar também. Foi no dia 20 de julho. Eu fui até a cozinha buscar água para ela e ela, como sempre, ficou brava porque a deixei sozinha. Daí lá da cozinha comecei a escutar os gritos revoltados dela e voltei para a sala. Dei de cara com ela já no meio do caminho, engatinhando toda desengonçada e gritando de revolta. :-))) `
Passeio o dia tentando fazê-la engatinhar novamente porque queria filmar, mas só no final da tarde ela resolveu satisfazer minha vontade e engatinhou de novo, na diagonal. Muito engraçado. :-))) Agora ela já engatinha certinho, para a frente, e pela casa toda.
Ela começou também a andar segurando nos móveis. Às vezes ela solta o móvel e fica em pé, direitinho! Mas quando se dá conta de que não está segurando em nada, entra em pânico e cai.
E falando em cair, ela vive com os joelhos e proximidades roxas. Mesmo que não caia, ela, para sair da posição de pé para se sentar no chão ou engatinhar, se joga de joelhos no chão. Eu imagino que deva doer, mas ela insiste em fazer assim.
O primeiro tombo feio dela foi neste último mês também. No dia 16 de agosto. Eu sempre a deixava brincar em cima da mesa da sala, que eu tive que colocar no canto, com um sofá de cada lado, formando um cercadinho. A mesa tem rodinhas e com a Júlia agarrando nas coisas para se levantar, ficou perigoso deixá-la no meio da sala. O cercadinho me parecia um lugar seguro. Ela gostava e eu nunca a deixava sozinha. O que eu não esperava era que ela fosse se levantar, para olhar a janela e escorregar, batendo o queixo no aquecedor e mordendo a língua. Quando eu vi o sangue, fiquei desesperada, principalmente porque ela não me deixou examinar a boca pra saber o que havia cortado ou se algum dente tinha caído. Liguei para o Sandro que veio correndo para casa, mas quando ele chegou o sangramento já tinha parado. Parou rapidinho e nem foi tanto assim. Ela ficou mais calma com ele em casa e aí eu consegui procurar o ferimento mas não encontrei. Depois de um tempo foi que eu vi a marquinha do dente dela embaixo da língua e entendi o que tinha acontecido. Ela não quis comer comida salgada naquele dia porque doía, mas no dia seguinte já estava tudo normal. Fiquei acompanhando para ver se não iria inflamar e em uns três dias já estava cicatrizado.
Agora, deixando o susto de lado e voltando às imitações que ela faz de mim. Todos os dias, quando ela quer sair da banheira, começa a guardar os brinquedinhos e a contar. Sempre escuto “U”, “DÔ”, “DÔ”, “DÔ”… ela só sabe até dois, gente! Mas é lindo, né? :-)))
Ontem ela pegou uma estrelinha que ela ganhou de aniversário, dessas de brincar na areia, que vêm com um baldinho, sabem? Então, ela pegou esta estrelinha e a pazinha e estava dando comida pra Lilly, a boneca que ela ganhou da Bia. Ela colocava a pazinha na estrelinha (que era o prato) e depois na boca da boneca e ainda fazia barulho com a boca “Hum, hum, hum…”. Lindo demais!

Hoje ela também fez alguma coisa muito legal, mas me deu um branco! Quando eu lembrar, faço um update. Depois que a gente tem filhos a cabeça da gente fica ruim que só! :-))
Hoje, na hora do almoço, eu falei para ela que a comida estava quente e aí ela começou a soprar, só que ela fez um biquinho de tal maneira que o vento saía para cima e sacudia a franjinha dela. :-))))
Outra coisa é que já dá pra notar muito bem o jeitinho de menininha dela. Por exemplo, ela recebeu todos os bichinhos de pelúcia e a bonequinha que ganhou de aniversário com abraços, beijos e carinhos. Quando quer, ela também enche a gente de beijos e faz carinho com a mãozinha no rosto da gente. Mas não adianta pedir, que ela só faz quando ela resolve. Na hora de vestir roupa, eu escolho uma e ela agarra outra e fala “ESSE”. Nem sei se ela escolhe mesmo, acho que é só pra ser do contra. :-)) Ela adora se ver no espelho, colocar fivelinha e prender o cabelo. Adora quando falamos que ela está linda! Dá o maior sorrisão.
Quando o pai chega do trabalho, basta ele abrir a porta pra ela falar “PAPAIIIIIII” e sair engatinhando na direção dele ou pular pro meu colo pra que eu a leve até ele. Quando ele sai pra trabalhar ela também dá tchau e manda beijos.
Quando bate a cabeça, ela mesma faz carinho pra sarar. Hehehe. Isto que é independência! :-)
Ela adora livros. Pede pra gente ler o tempo todo! Não aguento mais as mesmas histórias… :-)))
Ela também adora celular. Coloca no ouvido da gente e fala “ALÔ” o tempo todo. Quando não tem celular por perto, ela pega qualquer coisa que possa se parecer com um e faz o mesmo: controle remoto, um brinquedo que tenha uma forma parecida, um livro pequeno… Aliás, quando a gente esquece o celular destravado, ela liga de verdade. Já recebi algumas ligações retornando e a pessoa falando que a Júlia tinha ligado pra ela. Hehehe.
No dia no 18 de agosto, o dia do aniversário dela, ela teve consulta e pesou 9.020 Kg e mediu 77.1 cm. Ela está com a altura acima da média, mas o peso na média, o que faz com que o IMC não esteja dos melhores. Aliás, ele vem caindo muito desde que ela deixou de mamar exclusivamente no peito. Isso significa que ela tem que se alimentar mais…
Outra coisa que mudou muito, foi a comunicação dela conosco. Antes, ela chorava e a gente não entendia, daí ela chorava mais ainda. :-)) Agora, ela fala “Nhan, Nhan, Nhan” quando está com fome e, quando está com sono, pede uma almofada ou travesseiro. Quando eu pergunto, ela também responde. “NÃO”, “TÁ”, “QUÉ”, “ESSE”… Quando quer ver televisão, pega o controle remoto e me dá.
Ela também aponta as partes do corpo quando falamos nariz, boca, umbigo, olho, orelha, etc… Outro dia, eu estava falando ao telefone com minha irmã que disse que ela está cada vez mais parecida comigo e eu respondia que os formato do rosto sim, mas que a boca e o nariz eram do pai e ela começou a apontar. Foi muito engraçado.
Hum… deve ter mais coisas, mas agora é tudo o que eu lembro.

7 comentários:

  1. Que linda, Chris!!! A gente fica daqui doidos pra ver as artes da Júlia!

    ResponderExcluir
  2. hahahahaha tomando coisas da sua mão? Chris, já vi muitas crianças tomando o brinquedo da outra, mas por impaciência ou querendo chamar atenção sobre si. Talvez isto aconteça quando vê que você está muito entretida com algo e quer sua atenção. Do contrário, diga que é seu :) "é meu, não pode!" hahahaha depois ela vai dizer isto pras pessoas #comofaz?
    Ela está uma graça! Parabéns pela festa! Não sei como conservar a bonequinha :( Bom fim de semana! Beijus

    ResponderExcluir
  3. Que linda Chris!!! Parabéns...dá um beijão nela!!! Que legal saber das novidades!!!! Hoje a Louise bateu a boquinha no box tbém e cortou...caiu da cama....foi um dia daqueles ela engatinha para trás e está indo um pouquinho para frente...só eu vejo!!! Que raiva...ahahaha...já tentei filmar também...mas tudo a seu tempo!!! Desejo muita saúde para a Jú, muitas brincadeiras e poucos tombos...se é que é possível!!!
    Parabéns mamãe!!!

    ResponderExcluir
  4. Chris, foi seu aniversário também? :=))) De qualquer forma, te desejo felicidades!! Beijus

    ResponderExcluir
  5. Van, ela é arteira, mas todo mundo pergunta se ela chora. :-))) Nossa, criança chorona ninguém merece. Ela não é de reclamar, graças a Deus! :-))) Bjo!
    --------------------------------------
    Luma, não só das minhas mãos, mas das de todo mundo! Na maior falta de educação. Hehehe. :-))) Pois é... tudo o que a gente faz, eles imitam. É um perigo!
    A mulher que fez a bonequinha disse que ela dura anos... mas, como é feita de açucar, é frágil. Então temos que manipular com cuidado.
    Bjos!
    --------------------------------------
    Joelma, obrigada! Nossa, é um susto, né? REalmente tem dias em que é melhor a gente nem sair da cama. :-)))) Um beijinho pra Louise também. Bjo!
    --------------------------------------
    Luma, obrigada! A Júlia faz aniversário no dia 18 e eu no dia 30. A data prevista pro nascimento dela era 30, mas ela adiantou um pouquinho. Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Ela está muito esperta!E além de tudo, é muito sorridente e carinhosa, uma gracinha de menina!
    E que bom que ela está brincando com a bonequinha de pano!
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Ela adora dar comida para a bonequinha. É muito engraçado, tem sonoplastia e tudo. :-)))
    Bjo!

    ResponderExcluir