04 outubro 2009

O vocabulário da Júlia até agora

O livro “What to expect – the toddler years”, diz que uma criança na idade da Júlia (1 ano e 1 mês) PODE (não significa que consiga, pois cada criança tem seu ritmo) falar duas palavras. “Como assim?!?!?!” – pensei. “A Júlia fala muito mais!“
Daí comecei a contar e resolvi fazer uma lista pra ficar mais fácil.

1 – Não (com direito a biquinho no final)
2 – Pão
3 – Dadai (papai)
4 – Mamã (mamãe)
5 – Qué (quero)
6 – Esse (apontando)
7 – Mamá (mamar)
8 – Naíz (nariz)
9 – Olho
10 – Bumbum
11 – Bigo (umbigo)
12 – Cocô
13 – Um
14 – Dô (dois)
15 – Tês (três)
16 – Saí (sair)
17 – Caí
18 – Caiu
19 – Ba-bye (bye bye)
20 – Tau (tchau)
21 – Ô Kitty (Hello Kitty)
22 – Quente (Seguido de “Ai! Ai!”, sacudindo as mãozinhas e soprando)
23 – Olha
24 – Qua-quá (pato)
25 – Au-Au (cachorro)
26- Co-co-có (galinha)
27 – Mais
28 – Hum! Bom!
29 – Deíça! (Delícia) 
30 - ´Tá
31 – Dê? (Cadê?)
32 – Cococal (Co-co-coral – do DVD do Cocoricó)
Acho que o livro está bem enganado… ou será que a Júlia é superdotada??? :-))))
Bom, eu não tenho como afirmar, pois sei que mãe tem mania de achar que seu filho é sempre mais inteligente, mais esperto, mais bonito… mais esse livro, não sei não… agora fiquei com a pulga atrás da orelha.

11 comentários:

  1. Bom... é claro que a corujice de mãe sempre existe, né? Mas a Júlia é uma criança muito inteligente mesmo! Imagina, nasceu outro dia e já está articulando todas essas palavras! Ela é uma criança que já sabe se comunicar, e isso é muito bom!
    Parabéns, Chris. :-)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Chris!
    Duas palavras com um ano? É muito pouco mesmo... A Júlia é muito esperta e as crianças aqui aprendem muito rápido. É o sangue brasileiro então! rs

    ResponderExcluir
  4. Criança que recebe atenção e carinho, se sente mais segura que as outras e arrisca mais, é mais estimulada. Acredito que vocês duas ficam de tête à tête o dia todo, né? Voltou a brincar de casinha, Chris? :D Beijus

    ResponderExcluir
  5. Chris, na verdade eu preciso mesmo é trabalhar! Acabei de voltar das férias e agora estamos em greve. E quando fico longe do trabalho, por mais incrível que isso possa parecer, eu fico MUITO desorientada. rs

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  6. Dani, e que alívio é quando a criança aprende a se comunicar, viu? A quantidade de choros e birra dminui muito! :-))) Bjo!
    ---------------------------------------
    Van, acho que é a questão do estímulo mesmo, como disse a Luma. Os brasileiros são mais carinhosos e atenciosos coms as crianças, o que gera mais estímulos. Os americanos, pelo que sei, não são tanto... acho que é por isso a diferença.
    Bjo!
    ---------------------------------------
    Luma, e como brinco! Agora a moda aqui em casa é brincar de comidinha! E temos que comer tudo! :-))) Bjo!
    ---------------------------------------
    QUê isso Dani! Isso não é normal. :-))))
    Bjo!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Chris!

    Duas palavras parece pouco mesmo, mas é normal sim.

    Eu sou linguista e fui professora de maternal no Brasil. Pela minha experiência, acho que a Júlia é mais desenvolvida que a média das criancas na área da linguagem.

    Bjo nas duas!

    ResponderExcluir
  8. Oi Chris boa noite desde Espanha de novo, pouco sim mais meu filho Victor a issa edade nao falaba muito nao, agora elé tem quasi 18 meses e ja fala 8-9 palavras e pra a gente é normal.

    Mais deve ser que a Julia é mais esperta, viú?? hahahahahahaha. Abraço. Vanessa

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Cuidado pra não engordar! Eu fingia que comia :D

    Chris, a Júlia tem algum brinquedo que ela mais gosta? Tipo aqueles que, não dorme se não dar uma olhadinha ou levar para o berço?

    Bom fim de semana! Beijus

    ResponderExcluir
  10. Nossa eu acho que ela tem um vocábulário bem rico, afinal fez 1 aninho outro dia!!! A Louise só faz resmungos...kkk...eu sempre esqueço de perguntar o nome da vasilha!!! Beijos em vc e na Júlia.

    ResponderExcluir
  11. Pata, nossa! Estou vendo que é normal mesmo. Hehe. Agora é que fiquei babona mesmo.:-)))
    Bjo!
    ----------------------------------------
    Hehehe. Acho que sim, Vanessa. :-)))
    Bjo!
    ----------------------------------------
    Luma, a comida é de mentirinha. :-))) Eu finjo que como mesmo.
    Hum... sabe que não. Ela tem um ursinho que eu coloco no berço pra dormir junto com ela, mas ela não liga muito pra ele não. É mais insistência minha, pra ver se ela se apega a ele e dorme sem mim. :-)))
    Bjo!
    ----------------------------------------
    Miss Pitig, a Júlia também só fazia resmungos mas eu falava pra ela que assim eu não entendia, que ela tinha que me explicar melhor o que ela queria. Um dia, ela começou a apontar as coisas e depois ela falava "Esse" e apontava, até que um dia começou a falar mesmo. Mas eu forçava, fingindo que não sabia o que ela queria, pra ver se ela começava a se comunicar de outras formas que não fosse só resmungo e choro... Acho que deu certo. :-)))
    Bjo!

    ResponderExcluir