22 junho 2010

A Praia do Forte e o Projeto Tamar

Continuando com o relato da nossa viagem ao Brasil…
Em um dos dias em que estivemos no resort Vila Galé Marés, em Guarajuba, decidimos conhecer a Praia do Forte e contratamos um passeio ali mesmo, no lobby. Um carro nos levaria, poderíamos ficar lá 3 horas e depois ele nos traria de volta. Nos pareceu perfeito.
Chegando na Praia do Forte, decidimos ir primeiro ao Projeto Tamar e depois planejamos dar uma voltinha pela área para conhecer.
Acontece que as atividades do Projeto Tamar foram tão legais, que tomaram todas as nossas 3 horas. :-)))
Fizemos uma visita guiada que explicou tudo sobre o projeto e qual o trabalho que eles realizam. É um trabalho lindo! De proteção das tartarugas e conscientização do povo da importância de se manter as praias e o mar limpos. Eles também fazem um trabalho muito bonito de educação ambiental com as crianças da região.
A Júlia adorou ver tubarões, peixinhos e principalmente as tartarugas. O marido passou a mão em um tubarão lixa, coisa que eu não quis fazer de jeito nenhum. :-))) A Ju ficou olhando com cara de quem não estava entendendo o motivo de tanta euforia em volta daquele peixinho…
O lugar possui uma Oficina de Arte e a Ju foi correndo pra lá, querendo “bincá”. Isso me fez perder uma boa parte das explicações do guia. Paciência! Vida de mãe é assim mesmo. :-) Na oficina estavam dois guias mirins muito simpáticos que falaram “Fiquem à vontade!”, quando chegamos. Achei muito simpática e calorosa a recepção. :-) A Ju levou à sério e imediatamente começou a bagunçar tudo por lá. :-)))
Mas, o mais legal do passeio, eu deixei para contar por último porque foi fantástico, emocionante e eu nunca pensei que um dia presenciaria algo assim. Vimos tartaruguinhas nascendo! Houve uma abertura de ninho, cujas tartarugas haviam nascido na noite anterior, e ainda haviam muitas tartaruguinhas retardatárias. Os guias mirins trouxeram algumas para a gente ver de pertinho e passar a mão. Aliás, achei isso muito perigoso para as tartaruguinhas pois uma bebezinha que estava ao nosso lado achou a tartaruga tão linda que quase a matou tentando pegá-la pela cabeça. :-))) Nesta hora, a Ju estava mais preocupada em comer biscoitos que havia pedido para uma mulher que estava ao nosso lado (essa menina me mata de vergonha!!!) :-)
Depois, demos uma passadinha rápida na lojinha e compramos algumas coisinhas. Achamos os preços meio salgados, mas o dinheiro era para uma boa causa… mas eu tenho que dizer que fiquei meio decepcionada, pois tudo o que compramos encolheu muito! Pelo preço que pagamos, a qualidade tinha que ser outra. A roupinha que compramos pra Ju, cujo tamanho era de 2 a 3 anos, ela só usou um vez. Na primeira lavada, encolheu tanto que não serve mais. A camiseta do marido agora serve em mim. A única coisa que não encolheu foi o meu short, que não era de malha.
Depois da loja, corremos lá para a praia e vivemos um momento mágico! As tartaruguinhas foram soltas na praia e estava lutando para entrar no mar. Que coisa mais linda! Aqueles bichinhos tão pequenininhos lutando contra as ondas. O que não é o instinto, né? E em pensar que de cada 1000 tartarugas, apenas 3 sobrevivem, em condições normais da natureza, sem contar com as que vão morrer por culpa da gente, que joga lixo nas praias.
Foi lindo demais e nunca esquecerei este momento.
Depois, só deu tempo de tomar um sorvetinho e correr para não perder a van que nos levaria de volta ao Vila Galé Marés.
As 3 horas acabaram sendo poucas, mas um dia voltaremos para conhecer melhor a Praia do Forte. :-)))
image image image image imageimageimage image image

2 comentários:

  1. eu fui no projeto tamar da bahia há mtos anos atrás, é um dos lugares q tenho vontade de voltar.
    q bom q a Ju se divertiu.

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  2. Eu quero voltar um dia também, com a Ju maior. Assim ela entenderá melhor o projeto.
    Bjs!

    ResponderExcluir