30 agosto 2010

O que fazer para nossos filhos dormirem bem?

Vocês que estão sempre por aqui devem saber do meu problema para fazer a Ju dormir de dia. À noite, ela tem a rotina e não dá trabalho. Ela já entende que é hora de dormir e se conforma em ir para a cama. Já de dia, a história é outra… mesmo que ela esteja super cansada, enjoada, chorona, coçando os olhos, etc… ela nunca quer dormir.
Eu desisti de tentar levá-la para o quarto, tanto o dela quanto o meu. Ela gritava e esperneava até conseguir fugir. Comecei a deixá-la no sofá vendo televisão até dormir, só que aí ela começou a demorar muito para dormir e acabava dormindo lá pela 5, 6 da tarde. Péssimas horas para uma sonequinha…
Então tive a idéia de colocar um colchãozinho na sala, depois do almoço, lá pelas 14:30h que é a hora em que noto ela mais cansada. Deligo a televisão e anuncio: “Hora de descansar!”. Nos primeiros dias foi um choro só, mas agora ela se conforma e deita no colchão. Só que tem dias que ela deita por 2 minutos e aí se levanta e começa a pular e correr pela sala e não dorme de jeito nenhum. Na maioria dos dias, funciona, mas não em todos.image
Se não fosse o fato de ela ficar mesmo cansada e chata, eu não ficaria muito preocupada de ela não dormir de dia, pois ela dorme de 11 a 12 horas à noite. Me parece bem razoável e é até melhor que à noite ela dorme mais rápido. :-)))) Mas se ela está cansada, é sinal de que ela está mesmo precisando deste descanso, né?
Então, decidi perguntar para a @PampersBrasil, que está sempre falando no twitter sobre a importância do sono das crianças. Eles responderam e eu gostei muito da resposta, pois aprendi que mesmo que a criança não durma, se ela fizer uma atividade mais calma, relaxante, já pode ser suficiente para obter o descanso que ela precisa.
Vejam a resposta que eles deram:

 

Minha filha dorme direitinho à noite, tem a rotina dela e não dá trabalho. Mas à tarde é uma briga. Ela nunca quer dormir, mesmo que esteja cansada. Se tento levá-la para o quarto, chora e foge. O que posso fazer pra ela entender que precisa descansar?

Inicialmente é importante saber que a necessidade de sono de cada criança varia muito. Algumas crianças abandonam as sonecas diurnas antes das outras e talvez seja esse o caso da sua filha.
Para saber se sua filha está dormindo um número satisfatório de horas, você deve observá-la. Se ela está disposta, alegre, brincando, sem chorar à toa, coçar os olhos ou ficar irritada com facilidade, provavelmente ela está dormindo um número de horas adequado às necessidades dela.
Mas se ela se mostra cansada e com sono, o melhor a fazer é propor atividades calmas e ver se ela consegue relaxar e então ir para a cama. Forçar não é o caminho. Se ela se recusar de qualquer maneira, dê um tempo e espere até o horário da próxima soneca.
Algumas vezes, ouvir uma historinha, ouvir músicas, ou fazer atividades em que a criança fique parada e tranquila pode proporcionar o descanso suficiente para ela. Por isso a observação é tão importante. É por meio dela que você perceberá se o descanso proporcionado está de acordo com o que ela precisa.
Dra.. Renata Soifer

Achei legal compartilhar isso, caso alguma mãe que passe por aqui esteja na mesma situação.
E se alguém quiser perguntar alguma coisa para eles, pode fazê-lo através do Formspring da Pampers Brasil.

Ps1.: A Ju usando fralda Pampers na foto não é para fazer propaganda não. A gente usa mesmo Pampers aqui em casa. :-)))) Aliás, estas que ela usa, não têm aquele adesivo no lado, são tipo umas calcinhas, para vestir. Eu abandonei as com adesivo porque eles machucavam a Ju, eles cortaram a perninha dela várias vezes. Tipo corte de papel. Sabem como são as crianças, né? Não param quietas, nem mesmo na hora de trocar as fraldas. E várias vezes, quando ela acertou as pernas na fitinha, na parte mais dura, a fitinha a cortou. Eram da Pampers também. Daí mudamos para esta de vestir que acho mais prática agora, já que ela não pára quieta e fica mais difícil ajeitar a de fitinhas. Continuo com a Pampers porque, pelo menos aqui na Finlândia, de todas as que experimentei, é a melhor mesmo. Fica mais sequinha e não vaza à noite.
Na Argentina, eu preferia a Huggies, mas aqui não tem.

Ps2.: Só pra lembrar que hoje é meu aniversário, ok? :-)))

2 comentários:

  1. Parabéns Chris! Muitas felicidades! Só é uma pena estarem tão longe...

    ResponderExcluir