02 dezembro 2010

Comida Finlandesa

Vocês se lembram de como eu fazia posts de restaurantes quando morávamos em Buenos Aires? Era um atrás do outro… E notaram que eu praticamente não falei, se é que falei de algum, desde que nos mudamos para a Finlândia?
Além dos preços aqui serem bem mais caros, eu não achei nenhum restaurante para chamar de meu favorito. Smiley triste Marido tem alguns que ele gosta, e eu até gosto um pouco deles, mas não é aquela coisa, sabem? E nenhum deles é de comida finlandesa. Tem um chinês, um belga e um italiano. A pizza aqui nem sei se dá pra chamar de pizza…
E quanto à comida finlandesa? Experimentei algumas mas depois de um tempo desisti. Sabe aquelas comidas bonitas, mas totalmente sem graça? Algumas nem bonitas são.
Sei que isso é gosto. Eles gostam assim e brasileiro sente falta de temperos, açúcar, sal… De repente a opinião de um finlandês sobre a comida brasileira seja exatamente igual. Mentira! Não acredito nisso. Alegre Sei de casos de finlandeses que depois de ir a um restaurante brasileiro pela primeira vez (não aqui porque aqui não tem) trataram logo de pedir as receitas para os brasileiros conhecidos.
Depois de 2 anos aqui ainda acho esquisito tomar leite nas refeições e não entendo esta mania de tomar mingau.
Enfim, acho que concordo com o Gordon Ramsay… (sem ofensas, tá?) Alegre
 
Depois coloco uma receita de feijoada que adaptamos para fazer aqui na Finlândia para compensar a brincadeira. Fica uma delícia! Alegre
Tem algum finlandês aí?

4 comentários:

  1. Se você diz que não é boa, acredito! Não conheço, mas comparar com a comida brasileira e o seu famoso "refogado", não existe sabor igual!

    *Olhando as fotinhas ao lado, parece que Júlia já se acostumou com o sol! :) Vai ficar triste quando for embora!

    Bom fim de semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Eu tô aqui :)
    E acho que nem comemos tanto a comida tradicional finlandesa, ou deve depender da pessoa, da família...
    Tipo eu gosto mais preparar massa, woks e tal. Mas também gosto de peixe e acho que aqui salmão é bom :) Esse exagero de batatas também não gosto, porém tb não sou muito para comer arroz (assim como os brasileiros).
    Só que agora estou fazendo meu primeiro riisipuuro e joulutortut deste natal. Nem suponho que o marido coma.

    Quanto aos restaurantes, quando aqui saimos, nunca procuramos comida finlandesa, esses restaurantes acho apenas para os turistas. Uma excepção: almoços/jantares de natal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ahh, e quanto à comida brasileira, para mim é salgada e pesada demais, pelo menos a mineira ;) Comida baiana já gosto mais, rsrs. O pesado de exagero de dendê já adoro :)

    ResponderExcluir
  4. Luma, você precisa ver as comidas que vejo as maes lá da creche dando pros filhos. Nem sei como eles comem, só de olhar, perco o apetite. :-)))
    Bjs!
    --------------------------------------
    Teea, sério que você acha a comida mineira mais pesada que a baiana? A comida baiana é famosa por fazer os turistas passarem mal do estomago. :-))) A comida mineira eu adoro!!! Mas é claro que nao dá pra comer sempre porque é mesmo bem pesada, com muita gordura. Concordo quanto ao sal... aqui em casa eu procuro usar muito menos, mas no geral, as familias brasileiras abusam mesmo do sal. Bjs!

    ResponderExcluir