31 maio 2011

Como ensinar seu filho a se defender?

Outro dia, quando estávamos no parquinho, notei a Ju sentada, com a cabeça baixa e fui perguntar o que tinha acontecido. Ela não falou nada.
Tinha um menino com quem ela brinca de vez em quando, um chinesinho, que perguntou:
- She’s going to be all right? (Eu devia ter desconfiado ja nesta hora).
Eu:- Yes. She’s just tired.
Este menino é muito engraçado, sempre que ele vem se despedir, abraça, beija a Ju e diz:
- Bye! I’ll see you soon! Be good to your Mommy. Be brave!
Desta vez eu notei que a Ju não estava muito boa com ele não…
Pediu colo e quando chegamos em casa, ela pôs a mão no braço e disse:
- Tá doendo! Menino gande purrô Juju. Doeu!
Aí entendi tudo, né? Nem vi nada, deve ter sido enquanto eu conversava com a mãe dele.
Eu: – Por que você não me falou lá no parquinho que eu tinha dado uma bronca nele?
Ela deu uma risada.
Eu: – Fala pra ele “Stop” e grita “Help!”.
Ela: – Hahaha! Stoooop! Heeeelp! Hahaha!
E passou. Com criança tudo passa muito rápido, né?

E vocês? Como fazem para ensinar seus filhos a se defender nestas situações?
Eu não acredito que o menino tenha feito por maldade. Este menino é bem bonzinho, mas se algo a está incomodando, ela precisa dizer. E nisso, o fato dela não saber o idioma, atrapalha muito.
Outra coisa que me impressionou foi que ela foi capaz de me explicar direitinho o que aconteceu. Foi a primeira vez.
Puxa… ela está mesmo crescendo.


2 comentários:

  1. A Ju é muito inteligente e ela soube dar o seu jeito "Stop”, “Help!” viu as palavras chaves de comando?
    Acho que ela ficou mais triste porque foi um amigo que fez e pode até ter sido sem querer, tanto que ele se preocupou em saber se ela ficaria bem. A barreira da língua é mesmo um empecilho, mas viu como ela melhorou depois que desabafou? Estava mesmo magoada com o amigo e precisava conversar. Não poder falar com ele deve ser frustrante!
    Nunca passei por situações com essa, porque o meu filho sempre foi grandão, apesar de doce e os meninos respeitavam. Como eu tinha muito medo de acontecer algo longe de mim, sempre pedia que contasse tudo. Mas daí vale a rotina de sempre perguntar: Como foi seu dia?
    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  2. É, Luma. Ela aprende bem rápido e já fala bastante inglês. Mesmo assim, ainda tem alguma dificuldade. Outro dia, os dois estavam brincando novamente e reparei que o menino fica frustrado quando a chama para brincar de algo ou para subir no escorregador e ela não entende. Aí ele pega na mão dela e tenta puxar... só que ela fica brava. :-)))

    ResponderExcluir